INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

Objetivo(s):

  1. Preparar o Examinador Credenciado para que esse profissional possa conduzir de forma organizada e individualizada os exames de competência com vistas à certificação e ou qualificação dos comissários de voo da aviação civil, baseando-se nos requisitos previstos nos RBHA 63 e 135, RBAC 121, ORDER 8.400.10 da FAA e do Programa de Treinamento aprovado da empresa a qual o solicitante tenha vínculo.
  2. Entender a importância do seu papel na manutenção dos níveis aceitáveis de segurança operacional no Sistema de Aviação Civil Brasileiro.
  3. Entender a importância de uma correta avaliação para o sistema ensino-aprendizagem para empresa onde trabalha.

Justificativa:

Art. 197 da Lei 7.565: “A fiscalização será exercida pelo pessoal que a autoridade aeronáutica credenciar”. IAC 3201: Os Examinadores Credenciados ao desempenharem suas atividades previstas na Instrução de Aviação Civil (IAC) 0013, verificando a proficiência técnica dos aeronautas, a formação, o treinamento e aperfeiçoamento do pessoal, e inspecionando as aeronaves, oficinas de manutenção, Empresas e escolas, estarão contribuindo para assegurar ao transporte aéreo as condições acima descritas. Os dados obtidos nas inspeções servirão de subsídios para que a ANAC possa, a qualquer momento, analisar com profundidade o desempenho operacional das entidades que atuam no setor da Aviação Civil. 

Público Alvo:

Externo: 

O Quadro de Examinador Credenciado será composto por pessoas vinculadas às entidades de aviação e/ou Empresas de transporte aéreo que operam regidas pelo RBHA91 e RBAC 121 e 135. Para integrar este quadro, os perfis profissionais são analisados pelo Conselho de INSPAC da ANAC de acordo com o IAC3201.

Serão destinadas duas vagas por turma para o Projeto de Cooperação entre ANAC e Órgãos Reguladores da Aviação Civil de países de língua portuguesa da África com os quais o Brasil mantenha relações diplomáticas. Esses funcionários serão indicados para participação no curso por seus respectivos países através de suas Agências Reguladoras.

Pré-Requisito(s):

Não há.

Critério(s) de Seleção:

O candidato à função é indicado pela empresa aérea observando os pré-requisitos da IAC 3201 e a inscrição é realizada mediante senha necessária ao preenchimento do formulário eletrônico no sítio de capacitação da agência, previamente informada pela ANAC para cada turma. 

Carga Horária:

35 horas

SERVIÇO

Duração:

5 dias - 08:30h às 17:10h

Período:

22 a 26 de maio de 2017

Local do Evento:

Auditório da Representação Regional da ANAC em São Paulo

Rua Renascença 112, Vila Congonhas - São Paulo/SP  CEP 04612-010 

Quantitativo de Participantes:

Mínimo: 15    Máximo: 45

Evento MOOC?: No