INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO
Objetivo:
Oferecer aos participantes uma visão especifica da legislação aplicável ao transporte aéreo de baterias de lítio, bem como familiarizá-los com os procedimentos a serem adotados no seu preparo, embalagem, manuseio, reconhecimento e transporte.
Justificativa:
O curso está sendo proposto para garantir conhecimento extra para as pessoas que necessitem executar tarefas específicas, uma vez que se tem notado um crescimento no transporte de equipamentos eletrônicos que utilizam baterias de lítio para o seu funcionamento.
As Baterias de lítio são artigos perigosos da Classe 9 – Miscelânea e seu transporte em aeronaves civis brasileiras ou estrangeiras com origem, destino, trânsito e sobrevoo em território brasileiro, bem como a embalagem, a identificação, o carregamento e o armazenamento desses artigos, ficam condicionados aos cuidados e restrições previstos no RBAC 175 e nas Instruções Técnicas para o Transporte Seguro de Artigos Perigosos pelo Modal Aéreo - DOC. 9284-AN/905 da Organização da Aviação Civil Internacional – OACI.
O Curso de Transporte Aéreo de Baterias de lítio abrange todas as informações contidas na regulamentação internacional e nacional e visa promover a verificação e o cumprimento dos requisitos aplicáveis ao transporte destes materiais, bem como sua fiscalização por parte de servidores de autoridades.
Público Alvo:
- Colaboradores da GTAP.
- INSPAC em geral, principalmente os de Operações, Licenças e de Infraestrutura do Rio de Janeiro.
- Servidores da ANAC.
- Servidores de órgãos públicos ou funcionários de empresas públicas envolvidos com o transporte de carga e de artigos perigosos.
- Funcionários de empresas de transporte aéreo, de aeroportos, de agências de carga aérea ou de expedidores de cargas envolvidos com o manuseio de artigos perigosos e instrutores de artigos perigosos.
Pré-Requisito(s):
Estar com o Curso de Artigos Perigosos - Categoria 6 válido.
Critério(s) de Seleção:
- Ser servidor ou vinculado à Gerência Técnica de Artigos Perigosos – GTAP.
- Ser servidor da ANAC em áreas ligadas à fiscalização de operadores aéreos em aeroportos.
- Ser servidor de outras áreas da ANAC.
- Ser servidor de órgão público ou funcionário de empresa pública envolvido com o transporte de carga e de artigos perigosos.
- Ser funcionário de empresa ligada ao mercado de aviação civil.
- Demais inscritos.
Carga Horária:
8 horas
SERVIÇO
Dia:
20 de abril de 2018
Horário:
08h às 16:40h
Local do Evento:
Rio de Janeiro - RJ
Quantitativo de Participantes:
Mínimo:10 Máximo:20
- Coordenação Pedagógica : Andréa Gomes Natividade