INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO
Objetivo(s):
Capacitar os colaboradores, inclusive terceirizados, na utilização do módulo Demandas (Dm) do GFT, o qual é utilizado para executar processos automatizados nesse sistema.
NÃO ESCOPO:
• Modelagem de automação, aqui entendida como a incorporação de funcionalidades que visam a automação em Processos de trabalho, no módulo PT do GFT.
• A visão do mapeador de processos de trabalho, da equipe de automação de processos é escopo de outro curso.
ESCOPO:
• Operação do módulo Dm sob a perspectiva de:
(1) solicitante de demandas e
(2) executor de demandas.
Justificativa:
Em 23 de agosto de 2016, o Diretor Presidente da ANAC, a fim de dar concretude aos direcionamentos do Programa de Fortalecimento Institucional (PFI), que busca o aprimoramento contínuo dos processos organizacionais por meio de bases estruturantes, determinou, através da Portaria nº 2283, que as unidades organizacionais (UORGs) da Agência concluíssem o mapeamento de todos os seus processos de trabalho no prazo de 1 (um) ano. O cumprimento dessa diretriz garantiu à instituição uma base robusta de processos e com potencial para ser utilizada em frentes variadas. Entretanto, a gestão de processos é uma matéria viva e, portanto, após o mapeamento, é responsabilidade de cada UORG manter seus processos anteriormente mapeados atualizados e buscar sempre melhorá-los. Nesse sentido, muitas áreas estão utilizando o sistema Gerenciador de Fluxos de Trabalho (GFT) não somente para mapear, mas também como ferramenta de melhoria para automatizar seus processos.
Esse Escritório de Processos já oferece uma capacitação destinada primordialmente a quem trabalha como Área Local de Gestão de Processos (ALGP) para que sejam capazes de fazer a modelagem de um processo já com vistas a executá-lo de forma automatizada, quando a automação for cabível e vantajosa no caso concreto. Porém, após reuniões com as áreas e feedbacks do curso citado, foi percebido que há uma outra demanda que não estava sendo contemplada pelo curso ofertado, qual seja: muitas vezes, os colaboradores que trabalham em áreas que decidiram automatizar seus processos, mas não são os responsáveis pela modelagem, não sabem executar o processo utilizando o sistema. O curso em tela tem o objetivo de atender essa demanda suprimida e capacitar os colaboradores em geral da ANAC na utilização do módulo Demandas (Dm) do GFT, o qual é utilizado para executar processos automatizados.
Público Alvo:
Interno.
DESCRIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO:
1. Colaboradores, inclusive terceirizados, de áreas que tem processos automatizados no GFT ou que tem pretensão de tê-los no curto prazo e que não receberam treinamento específico para executar suas etapas;
2. Colaboradores, inclusive terceirizados, que precisam abrir demandas no GFT na sua rotina de trabalho.
Pré-Requisito(s):
Não há.
Critério(s) de Seleção:
1. Colaboradores, inclusive terceirizados, de áreas que tem processos automatizados no GFT;
2. Colaboradores, inclusive terceirizados, de áreas que tem pretensão de tê-los no curto prazo;
3. Colaboradores, inclusive terceirizados, que comprovem que são solicitantes autorizados de processos automatizados no GFT.
Carga Horária:
Semipresencial
8 horas presenciais, no dia 28/08
4 horas EAD, de 29/08 a 05/09
SERVIÇO
Duração:
Presencial 1 dia
EAD 8 dias
Período:
De 28 de agosto a 05 de setembro de 2018.
Local do Evento:
Brasília - DF
Quantitativo de Participantes:
MÍNIMO: 10 MÁXIMO: 20
- Coordenação Técnica: Lilian Fernanda Dantas Nakayama
- Coordenação Técnica: Mariana de Souza Lima
- Coordenação Pedagógica : Luzeli Pinheiro Gomes