INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO
Objetivo(s):
Com a realização deste evento, a Superintendência de Aeronavegabilidade espera:
Atualizar os Profissionais Credenciados em Aeronavegabilidade sobre os assuntos técnicos relacionados às atividades de vistorias em aeronaves;
Divulgar e esclarecer aos Profissionais Credenciados em Aeronavegabilidade as mudanças recentes da regulamentação, procedimentos e processos, de forma a melhorar a interface do regulados com a Gerência de Engenharia de Manutenção – GAEM da ANAC/SAR;
Apresentar aos Profissionais Credenciados em Aeronavegabilidade a importância da manutenção da aeronavegabilidade continuada, apresentando os principais problemas encontrados durante as ações de fiscalização da GAEM; e
Aumentar a presença da ANAC junto aos Profissionais Credenciados em Aeronavegabilidade, de forma a abrir as discussões e colher, in loco, críticas e sugestões dos mesmos, de forma a melhorar o atendimento e processamento de suas demandas.
Justificativa:
Credenciar pessoas para que executem certas atividades para a Autoridade de Aviação Civil é uma prática que remonta, no cenário internacional, ao final da década de 1950. Nos EUA, essa prática começou a partir do Federal Aviation Act de 1958, com a criação dos Designated Engineering Representatives (representantes credenciados em engenharia, que são pessoas autorizadas a executar certas tarefas em suporte a certificação de produto aeronáutico) e com os Aviation Medical Examiners (médicos examinadores, responsáveis por realizar certas atividades em suporte a emissão de Certificados de Capacidade Física).
No Brasil, essa prática se iniciou no âmbito da certificação de aeronaves, através da antiga Divisão de Homologação Aeronáutica, pertencente ao então Centro Técnico Aeroespacial – CTA, sendo que os primeiros Representantes Credenciados em Engenharia (RCE) foram selecionados na década de 1980. É oportuno lembrar que a atuação dessas pessoas credenciadas foi fundamental para que o CTA obtivesse sucesso na aprovação de grandes projetos da indústria brasileira (jatos das famílias EMB-145 e ERJ-170/190, fabricados pela Embraer). Desde a transição para a ANAC, em 2006, a atuação dessas pessoas credenciadas continua sendo importantíssima, como demonstrado pela recente certificação dos jatos executivos EMB-500 e EMB-505.
De acordo com a IS 183-002A, itens b e c, para que o nível de confiança e credibilidade dos laudos, pareceres e relatórios dos Profissionais Credenciados em Aeronavegabilidade se mantenha adequadamente atualizado em relação a eventuais alterações nos padrões exigidos pela ANAC, é necessário treinamento para prover uma atualização técnica, visando uma atuação padronizada e uniforme. Tal atualização se dá através de seminários, cursos, workshops, palestras, entre outros, que familiarizam o PC com os procedimentos e as publicações adotadas pela ANAC. Assim, dentro deste escopo a SAR realiza treinamento denominado recorrente como forma de atualização a ser realizada pelos profissionais.
O treinamento recorrente fornece informação atualizada, e a orientação técnica e processual apropriada às atividades a serem desempenhadas pelo Credenciado, e é necessário que seja atendido pelo credenciado pelo menos uma vez a cada dois anos.
Para este treinamento recorrente serão consideradas a ocorrência de alterações substanciais na base legal, organização, regulamentação ou procedimentos de certificação, orientações sobre atividades específicas em função e área de atuação, ou nas suas extensões, e discussão quanto as dificuldades no desempenho das atividades.
Público Alvo:
Externo.
Descrição do público-alvo:
Profissionais Credenciados em Aeronavegabilidade.
Pré-Requisito(s):
- Ter feito Curso de Formação Inicial para PCA- Profissional Credenciado em Aeronavegabilidade
- Estar atuando com PCA – Profissional Credenciado em Aeronavegabilidade
Critério(s) de Seleção:
Prioridade para os Profissionais Credenciados em Aeronavegabilidade com menor prazo até a data de validade do seu credenciamento .
Carga Horária:
8 horas
SERVIÇO
Duração:
1 dia.
Período:
Dia 24 de outubro de 2017.
Local do Evento:
Auditório da URSP
Rua Renascença, 112 – 1º. Andar
Vila Congonhas - São Paulo/SP.
Quantitativo de Participantes:
Mínimo: 48 Máximo: 80
- Coordenação Técnica: Francisco Luiz Perez Secco
- Coordenação Pedagógica : Thalita Valerio