TREINAMENTO PARA PROFISSIONAIS CREDENCIADOS EM AERONAVEGABILIDADE (PCA) - GRUPO D1 + D2                         

 

De 04/06 a 07/06 - Transmissão on-line e síncrona - Microsoft Teams

Dias 27/06 e 28/06 - Etapa Presencial

ANAC São José dos Campos
Centro Empresarial Aquarius by Helbor (CEA), na Rua Doutor Orlando Feirabend Filho, nº 230, Torre B, Bairro Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos – São Paulo


OBJETIVOS

Atualizar conhecimento dos Profissionais Credenciados em Aeronavegabilidade - PCA que atuam em Vistoria para emissão de Certificado de Aeronavegabilidade Especial;

Expandir o grupo de profissionais credenciados que atua nas atividades relacionadas à Aviação Experimental e Leve e Esportiva (Grupos D1 (Aeronaves de Construção Amadora [RBAC 21.191(g)-I], de Exibição [RBAC 21.191(d)] e de Competição [RBAC 21.191(e)]) e D2 (Aeronaves Leves Esportivas [RBAC 21.190 e 21.191(i)]) da IS 183-002H); e

Compartilhar práticas e exemplos de erros procedimentais frequentes em atividades desenvolvidas pelos PCA.


PÚBLICO-ALVO

Externo. Candidatos com processo de credenciamento inicial como PCA (D1 ou D1+D2) já analisado e aprovado; Profissionais Credenciados (PCA) já habilitados nos Grupos A, B, C (IS 183-005) e E (IS 183-002) para formação.


PRÉ-REQUISITOS

Para credenciamento inicial -  o candidato deve possuir processo de credenciamento inicial já analisado e aprovado.

Para extensão - o profissional deve estar com seu credenciamento válido no grupo A, B ou C, conforme estabelecido na IS 183-005 ou E, conforme IS 183-002.

Para renovação, o profissional deve estar com seu credenciamento válido no Grupo D1/D2 (Especial), conforme estabelecido pela  IS 183.002, Revisão H, item 5.4.2.1(a).

O participante deverá realizar estudo prévio do seguinte conteúdo:

Material para estudo à distância


Material de estudo para candidatos a PCA Grupo D1, disponíveis no site da ANAC, nas últimas revisões vigentes:
 CBA (Lei 7.565/1986) ‐ Artigos 66, 67, 68, 106, 107, 114;
 RBAC 01, pelo menos as seguintes definições (o conhecimento do todo é desejável):

  • Aeronave aerodesportiva
  • Aerodesporto
  • À prova de fogo
  • Aeróstato (balão de ar quente)
  • Alteração
  • Aeronave Leve Esportiva
  • Norma Consensual
  • Grande alteração
  • Grande reparo
  • Pequena alteração
  • Requisito de aeronavegabilidade

 RBAC 21 – requisitos 21.1(a), 21.171, 21.175, 21.182, 21.190, 21.191, 21.193, 21.197;

 RBAC 43 - requisitos 43.1, 43.7, Apêndice A43.1 Item (c)(30)-II;
 RBAC 45 ‐ todo conteúdo com ênfase nos requisitos 45.11, 45.21, 45.22, 45.23‐I, 45.25, 45.27, 45,29‐I, 45.30‐I;
 RBAC 91 requisitos 91.1, 91.203, 91.205, 91.207, 91.209, 91.309, 91.319, 91.327, 91.423;
 IS 21.191‐001 ‐ na íntegra;
 IS 21.191‐002 ‐ na íntegra;
 IS 43.9‐003 ‐ na íntegra;
 IS 91.403‐001 – Trechos que tratam da aviação experimental e Leve Esportiva;
 RESOLUÇÃO Nº 457, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017 – Diário de Bordo;
 Portaria nº 8.795/SPO de 9 de agosto de 2022 – Uso de SPOT;
 Formulários: F‐100‐50, F‐100‐81, F‐100‐82‐1 a 6, F‐100‐85, F‐100‐94, F‐100‐95, F‐245‐01. https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Form/Form.asp

Formulário: LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA EM BALÃO DE AR‐QUENTE LIVRE TRIPULADO EXPERIMENTAL (Não disponível no site da ANAC – enviado anexo e este informativo).

Formulário: ATESTADO DE CONDIÇÃO AERONAVEGÁVEL (Aeronaves de Exibição e Competição Aérea) - (Não disponível no site da ANAC – enviado anexo e este informativo).

Adicionalmente aos conhecimentos anteriores, candidatos a PCA no Grupo D1+D2 também deverão estudar as normas:
 ASTM F2245 (1) ‐ seções 1.0, 3.0, 6.10, 7.2, 7.7, 8.0, 9.0, 10;
 ASTM F3035 (1) ‐ inteira;
 ASTM F2483 (1) ‐ seções 1.0, 3.0, 4.0 e 5.0;
 ASTM F2295 (1) ‐ seções 1.0 a 9.0;
 ASTM F2745 (1) ‐ inteira;
 ASTM F2746 (1) ‐ inteira;
(OBS: essas normas são relativas a aeronaves de asa fixa, que também servem de referência para os demais tipos de aeronaves, entretanto, quando for vistoriar aeronaves de outro tipo, procurar ter acesso à norma respectiva e checar eventuais particularidades relativas a placares e outros requisitos que afetam a vistoria).
 Tabela das normas consensuais aceitas pelo FAA e “Notice of Availability ‐ NOA” (2)
‐Tabela: https://www.faa.gov/aircraft/gen_av/light_sport/StandardsChart
‐NOA: https://www.faa.gov/aircraft/gen_av/light_sport/accepted_standards
 Formulários F‐100‐50, F‐100‐79 e F‐100‐80 https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Form/Form.asp


NOTA 1: As Normas ASTM são de propriedade da American Society for Testing and Materials, não sendo disponibilizadas pela ANAC. O candidato deverá obter ou ter acesso por seus meios próprios. Observar as versões mais atuais das normas na Tabela de Normas aceitas pela FAA (https://www.faa.gov/aircraft/gen_av/light_sport/standards_chart)
NOTA 2: Estes materiais (Tabela e NOA) aplicáveis aos candidatos a D1+D2, serão disponibilizados no dia da avaliação como material de apoio para solução de questão proposta na avaliação. Não será permitido consulta a nenhum outro tipo de material em papel ou por meio de celular, meios eletrônicos ou aos colegas.

 

  

 

Semipresencial 

50 vagas

36 horas

Evento MOOC?: No