INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO
Objetivo(s):
Prover os participantes dos conhecimentos necessários a execução da tarefa de análise de proficiência técnica em voo. Entende-se por Proficiência Técnica em Voo a condução da aeronave de forma segura, compatível com o tipo de avaliação proposta. Tais conhecimentos são extraídos da doutrina de fatores humanos na aviação, pedagogia, e nos regulamentos específicos para a atividade (RBHA 141) bem como na Instrução Suplementar 00-002B.
Justificativa:
Necessidade de incrementar o quadro de examinadores credenciados de acordo com a Subparte D do RBHA 141, sendo de entendimento da ANAC que os Centros de Instrução de Aviação Civil tem proficiência atualizada na condução das aeronaves, auxiliando desta forma o quadro reduzido de Inspetores de Aviação Civil - Pilotos, na renovação e homologação de licenças e habilitações de pilotos brasileiros.
Público Alvo:
Externo.
Descrição do público-alvo:
Ser instrutor de voo vinculado a operador 140 e 141, ter no mínimo 2 anos de experiência como instrutor (não necessariamente no operador o qual está vinculado atualmente), de acordo com a Subparte D do RBHA 141, em sua seção 141.61. A experiência será verificada nos Sistemas da ANAC, mas também serão aceitas outras formas de comprovação de experiência, como carteira de trabalho, comprovação por diário de bordo, ofício com a assinatura do mais alto posto hierárquico da empresa dentre outros documentos pertinentes. Será pedida a comprovação de experiência por parte do Inspetor no ato da inscrição, a ser enviada de forma digitalizada para a análise da ANAC.
[Nota: esta análise será realizada pelo setor responsável pela inscrição na ANAC]
Pré-Requisito(s):
Só poderão participar do Curso Presencial - Examinador Credenciado 141, quem se enquadrar nos seguintes pré-requisitos:
- Ser instrutor de voo vinculado a operador 140 ou 141; e
- Ser indicado pela Entidade.
*Contato para encaminhamento de documentos e esclarecimentos adicionais: cursoexaminador141@anac.gov.br
Critério(s) de Seleção:
Os atendimentos que preenchiam os pré-requisitos e não foram providos por falta de vaga em solicitações anteriores tem prioridade. Caso contrário, será realizada uma seleção pelo coordenador de escolas, com interesse de distribuir de forma equitativa e qualitativa. As qualidades que serão levadas em consideração são os cursos de helicópteros, seguido pela quantidade de alunos formados pela entidade.
Nota: A preferência será de pilotos de helicóptero, pois apenas um ou dois inspetores da ANAC estão fazendo os cheques dos helicópteros de pequeno porte (utilizados pelas escolas de aviação).
Carga Horária:
33 horas
SERVIÇO
Duração:
5 dias
Período:
11 a 15 de julho de 2016
Local do Evento:
ANAC-RJ
Avenida Presidente Vargas, 850 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Auditório, 3º andar
Quantitativo de Participantes:
Mínimo: 18 Máximo: 30
- Coordenação Pedagógica : Mariana Campos Silva Mendes