INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO
Objetivo(s):
Com a realização deste evento, a Superintendência de Aeronavegabilidade espera:
Divulgar e esclarecer aos usuários as mudanças recentes da regulamentação, procedimentos e processos, de forma a melhorar a interface do regulados com a Gerência-Geral de Aeronavegabilidade Continuada (GGAC) da ANAC/SAR – Gerência de Engenharia de Manutenção – GAEM;
Apresentar aos regulados certificados pelos RBAC 135/145 a importância da manutenção da aeronavegabilidade continuada e repassar as atividades do Controle Técnico de Manutenção de um regulado, apresentando os principais problemas encontrados durante as ações de fiscalização da GGAC; e
Aumentar a presença da ANAC junto aos seus regulados, de forma a abrir as discussões e colher, in loco, críticas e sugestões das áreas técnicas responsáveis pela aeronavegabilidade nas empresas dos regulados, de forma a melhorar o atendimento e processamento de suas demandas.
Justificativa:
Desde 2012, a ANAC tem desenvolvido uma série de trabalhos, visando a se aproximar mais dos regulados e da sociedade em geral. Os eventos trataram inicialmente de diversos assuntos, dentre os quais o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) e prevenção de acidentes (com o apoio do CENIPA). Em 2013, o foco dos eventos foi a emissão do RBAC 145, em substituição ao RBHA 145, e diversas Instruções Suplementares de suporte ao RBAC. Nas edições anteriores, tivemos oportunidade de discussão e críticas sobre assuntos relacionados aos RBAC 135, 137 e 145 e, em 2017, foi realizado também um SAERTEC exclusivo para os operadores aéreos regulares regidos pelo RBAC 121 que possuem interesses específicos.
Em 2018, a Superintendência de Aeronavegabilidade, por intermédio da Gerência-Geral de Aeronavegabilidade Continuada - GGAC pretende dar continuidade à realização destes eventos e com isso:
Aumentar a presença da ANAC junto aos seus regulados, incentivar a aproximação com a ANAC, colher sugestões das áreas técnicas responsáveis pela aeronavegabilidade nas empresas dos regulados, de forma a melhorar o atendimento e processamento das demandas dos regulados.
Divulgar e esclarecer aos regulados alterações da regulamentação, procedimentos e processos, de forma a melhorar a interface do regulados com a Gerência-Geral de Aeronavegabilidade Continuada.
Apresentar aos regulados a importância da manutenção da aeronavegabilidade continuada e relembrar as principais atividades dentro do Controle Técnico de Manutenção de um regulado, apresentando os principais problemas encontrados durante as ações de fiscalização da GGAC; e
Introdução do conceito de SGSO em organizações de manutenção.
Este evento faz parte da Ação Nacional de Aviação Civil, iniciativa instituída em 2011 pela ANAC com o objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre o transporte aéreo e de aumentar a proximidade da ANAC com seus principais públicos, entre eles profissionais, empresários, estudantes, pesquisadores ligados à aviação civil e demais interessados.
A Ação Nacional é um evento itinerante em nível nacional, na qual técnicos e especialistas divulgam boas práticas, tiram dúvidas sobre normas e serviços e conhecem de perto os desafios enfrentados pelos segmentos do setor.
Público Alvo:
Externo.
DESCRIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO: Operadores aéreos RBAC 135 offshore.
Pré-Requisito(s):
Operadores aéreos RBAC 135 offshore.
Critério(s) de Seleção:
Não há.
Carga Horária:
8 horas.
SERVIÇO
Duração:
1 dia.
Período:
Dia 31 de julho de 2018.
Local do Evento:
Rio de Janeiro - RJ
Quantitativo de Participantes:
Mínimo: 20 Máximo: 60