INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO
Objetivo(s):
Capacitar os servidores nas práticas de Mindfulness (Atenção Plena) para aumentar a consciência do momento presente, aprofundar o seu autoconhecimento, permitindo aumentar o foco, ter mais clareza para tomada de decisões, reduzir a ansiedade e aperfeiçoar a habilidade de escuta e a empatia.
Justificativa:
Segundo o Manual Prático de Mindfulness - de Williams, Teasdale e Segal - “atenção plena” ou “consciência plena” significa ser capaz de levar uma percepção consciente, franca e direta ao que você estiver fazendo enquanto estiver fazendo: ser capaz de se sintonizar com o que está acontecendo na sua mente e no seu corpo, bem como no mundo exterior, a cada momento. Além disso, por meio das técnicas deste constructo, inúmeras outras habilidades internas são trabalhadas. Por exemplo, considerando o questionário das cinco facetas de mindfulness (FFMQ) e a Escala de atenção e Consciência Plenas (MAAS), que visam medir facetas internas, práticas de atenção plena levam a uma melhora em: autoestima, atenção às emoções, não reatividade à experiência interna, observação, agir com consciência, descrever experiências internas e o não julgamento da experiência interna. Estes, entre outros conceitos, estão relacionados a estudos e técnicas de mindfulness que, quando trabalhados no indivíduo, auxiliam no aumento da produtividade e relações interpessoais no ambiente de trabalho de forma harmoniosa.
Pesquisas demonstram que, durante 50% do tempo, operamos em um estado “automático”. Ou seja, durante metade da vida, realizamos atividades sem prestar atenção naquilo que estamos fazendo. A prática de mindfulness, por meio de técnicas simples e pausas curtas durante o dia, visa a desenvolver habilidades de atenção que nos transmitem para o “aqui e agora”, concentrando a atenção para o presente. Com isso, geram resultados benéficos perceptíveis, como a diminuição da dispersão, aumento de produtividade e diminuição do estresse e ansiedade, além de estimular a empatia e a melhora nos relacionamentos, pois torna as pessoas mais receptivas e menos reativas, características essenciais em qualquer ambiente laboral saudável.
A diferenciação entre mindfulness e meditação se faz necessária. Dissemelhante da visão comum, o objetivo da atenção plena, através de práticas mindfulness, não é esvaziar a mente, como na meditação, e sim treiná-la para uma constante conscientização do presente. São técnicas passíveis de prática em qualquer ambiente, como no trabalho, em casa, inclusive durante alimentação ou mesmo um caminhar. Tão pouco tem o objetivo de evitar emoções, mas sim de reconhecê-las e vivenciá-las no presente. Destarte, o indivíduo aprende a evitar manobras psíquicas de esquiva emocional. Em consequência, a prática de mindfulness auxilia no cultivo do equilíbrio emocional, através da regulação, ampliação e reconhecimento de emoções.
Público Alvo:
Servidores da ANAC
Pré-Requisito(s):
Não há
Critério(s) de Seleção:
Ordem de inscrição
Carga Horária:
16 h
SERVIÇO
Duração:
4 dias (meio período)
Dias:
12 /11 (14h às 18h), 13/11 (8h às 12h), 19/11 (14h às 18h) e 20/11 (8h às 12h)
Local do Evento:
Auditório - Sede ANAC - Brasília
Vagas: 35
- Coordenação Pedagógica : Camila Perna Santos Martins