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TREINAMENTO PARA PROFISSIONAIS CREDENCIADOS EM AERONAVEGABILIDADE (PCA) HABILITADOS NO GRUPO D1+D2

De 05 a 30 de junho de 2023.

Etapa EAD: 05 a 09 de junho de 2023

Etapa Presencial: 29 e 30 de junho de 2023

                          ANAC - São José dos Campos

                          Rua Dr. Orlando Feirabend Filho, 230 - Centro Empresarial Aquarius - Torre B -                                                   

 


OBJETIVOS

- Atualizar conhecimento dos Profissionais Credenciados em Aeronavegabilidade - PCA que atuam em Vistoria para emissão de Certificado de Aeronavegabilidade Especial;

- Expandir o grupo de profissionais credenciados que atua nas atividades relacionadas à Aviação Experimental e Leve e Esportiva (Grupos D1 (Aeronaves de Construção Amadora [RBAC 21.191(g)], de Exibição [RBAC 21.191(d)] e de Competição [RBAC 21.191(e)]) e D2 (Aeronaves Leves Esportivas [RBAC 21.190 e 21.191(i)]) da IS 183-002G); e

- Compartilhar práticas e exemplos de erros procedimentais frequentes em atividades desenvolvidas pelos PCA.

 


PÚBLICO-ALVO

Candidatos com processo de credenciamento inicial como PCA (D1 ou D1+D2) já analisado e aprovado e Profissionais Credenciados (PCA) já habilitados nos Grupos A, B, C (IS 183-005) e E (IS 183-002) para formação e PCAs já habilitados nos Grupos D1 e D2 para Reciclagem.


PRÉ-REQUISITO

- Para credenciamento inicial -  o candidato deve possuir processo de credenciamento inicial já analisado e aprovado.

- Para extensão - o profissional deve estar com seu credenciamento válido no grupo A, B ou C, conforme estabelecido na IS 183-005 ou E, conforme IS 183-002.

- Para renovação, o profissional deve estar com seu credenciamento válido no Grupo D1/D2 (Especial), conforme estabelecido pela  IS 183.002, Revisão G, item 5.4.2.1(a).

- O participante deverá realizar estudo prévio do seguinte conteúdo:

Material para estudo à distância
Material de estudo para candidatos a PCA Grupo D1, disponíveis no site da ANAC:
 CBA (Lei 7.565/1986) ‐ Artigos 66, 67, 68, 106, 107, 114;
 RBAC 01, pelo menos as seguintes definições (o conhecimento do todo é desejável):
 Aeronave aerodesportiva
 Aerodesporto
 À prova de fogo
 Aeróstato (balão de ar quente)
 Alteração
 Aeronave Leve Esportiva
 Norma Consensual
 Grande alteração
 Grande reparo
 Pequena alteração
 Requisito de aeronavegabilidade
 RBAC 21 – requisitos 21.1(a), 21.171, 21.175, 21.182, 21.190, 21.191, 21.193, 21.197;
 RBAC 45 ‐ todo conteúdo com ênfase nos requisitos 45.11, 45.21, 45.22, 45.23‐I, 45.25, 45.27, 45,29‐I, 45.30‐I;
 RBAC 91 requisitos 91.1, 91.203, 91.205, 91.207, 91.209, 91.309, 91.319, 91.327, 91.423;
 IS 21.191‐001 ‐ na íntegra;
 IS 21.191‐002 ‐ na íntegra;
 IS 43.9‐003 ‐ na íntegra;
 IS 91.403‐001 – Trechos que tratam da aviação experimental e Leve Esportiva;
 RESOLUÇÃO Nº 457, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017 – Diário de Bordo;
 Portaria nº 8.795/SPO de 9 de agosto de 2022 – Uso de SPOT;
 Formulários: F‐100‐50, F‐100‐81, F‐100‐82‐1 a 6, F‐100‐85, F‐100‐94, F‐100‐95, F‐245‐01. https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Form/Form.asp

Formulário: LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA EM BALÃO DE AR‐QUENTE LIVRE TRIPULADO EXPERIMENTAL (Não disponível no site da ANAC – enviado anexo e este informativo).

Formulário: ATESTADO DE CONDIÇÃO AERONAVEGÁVEL (Aeronaves de Exibição e Competição Aérea) - (Não disponível no site da ANAC – enviado anexo e este informativo).

Adicionalmente aos conhecimentos anteriores, candidatos a PCA no Grupo D1+D2 também deverão estudar as normas:
 ASTM F2245 (1) ‐ seções 1.0, 3.0, 6.10, 7.2, 7.7, 8.0, 9.0, 10;
 ASTM F3035 (1) ‐ inteira;
 ASTM F2483 (1) ‐ seções 1.0, 3.0, 4.0 e 5.0;
 ASTM F2295 (1) ‐ seções 1.0 a 9.0;
 ASTM F2745 (1) ‐ inteira;
 ASTM F2746 (1) ‐ inteira;
(OBS: essas normas são relativas a aeronaves de asa fixa, que também servem de referência para os demais tipos de aeronaves, entretanto, quando for vistoriar aeronaves de outro tipo, procurar ter acesso à norma respectiva e checar eventuais particularidades relativas a placares e outros requisitos que afetam a vistoria).
 Tabela das normas consensuais aceitas pelo FAA e “Notice of Availability ‐ NOA (2)
‐Tabela: https://www.faa.gov/aircraft/gen_av/light_sport/standards_chart
‐NOA: https://www.faa.gov/aircraft/gen_av/light_sport/accepted_standards
 Formulários F‐100‐50, F‐100‐79 e F‐100‐80 https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Form/Form.asp

NOTA 1: As Normas ASTM são de propriedade da American Society for Testing and Materials, não sendo disponibilizadas pela ANAC. O candidato deverá obter ou ter acesso por seus meios próprios. Observar as versões mais atuais das normas na Tabela de Normas aceitas pela FAA (https://www.faa.gov/aircraft/gen_av/light_sport/standards_chart)

NOTA 2: Estes materiais (Tabela e NOA) aplicáveis aos candidatos a D1+D2, serão disponibilizados no dia da avaliação como material de apoio para solução de questão proposta na avaliação. Não será permitido consulta a nenhum outro tipo de material em papel ou por meio de celular, meios eletrônicos ou aos colegas.

NOTA 3: 

Será aplicada Avaliação Objetiva (para os candidatos novos e para aqueles em reciclagem), devendo o candidato acertar no mínimo 70% das questões para ser aprovado.

Há uma prova para o candidato que deseja credenciamento somente no grupo D1 e uma outra complementar para aquele que deseja ser credenciado também em D2.

O candidato aos grupos D1+D2 deverá obter 70% de aproveitamento em cada uma das avaliações. Caso ele não obtenha o aproveitamento mínimo em D1 estará reprovado e não poderá obter credenciamento apenas em D2 mesmo que tenha obtido aproveitamento satisfatório neste grupo, pois os conhecimentos de D1 são pré-requisitos para obter também D2.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Ordem de inscrição, considerando apenas os inscritos no público-alvo.

Semipresencial

36 horas

50

Evento MOOC?: Não
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